Dra. Lívia Victor

Hepatologista: o que é esse médico?

Hepatologistas são médicos especialistas em diagnosticar e tratar problemas no fígado, vias biliares e pâncreas.

Condições como esteatose (gordura no fígado), cirrose e hepatites estão crescendo em toda população. Um acompanhamento com hepatologista de forma precoce pode evitar danos maiores, ou seja, prevenir doenças mais graves.

Dra Lívia é médica hepatologista que atua nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de Niterói. Além disso, faz parte de corpo clínico do serviço de gastrohepatologia do Hospital Federal de Bonsucesso e é hepatologista dos Hospitais Quinta D’Or e Niterói D’Or.

Dra Lívia Victor - médica hepatologista, mestre pela UFRJ

Dra Lívia é médica hepatologista com mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua pesquisa se dedicou a estudar mais sobre o tratamento da hepatite C.

Quais são as doenças que o hepatologista trata?

Hepatologistas, como a Dra Lívia Victor, tratam qualquer condição envolvendo o fígado. Dentre elas as principais são:

  • Esteatose (gordura no fígado)
  • Hepatites virais (A, B e C)
  • Hepatite alcoólica
  • Hepatite medicamentosa
  • Icterícia (aumento de bilirrubinas e pele amarelada)
  • Aumento de TGO e TGP
  • Aumento de GGT
  • Ascite (barriga d’agua)
  • Nódulo no fígado
  • Câncer no fígado
  • Cirrose

Como é uma consulta com um hepatologista?

Em uma consulta com um hepatologista ele vai:

  • Fazer um diagnóstico através da história clínica, exame físico e análise de exames complementares.
  • Explicar ao paciente as opções de tratamento
  • Oferecer o melhor tratamento
  • Monitorar os pacientes que serão submetidos a uma cirurgia no fígado como transplante hepático, no pré e pós operatório.
  • Referencia a outros especialistas se também existirem condições em outros órgãos que necessitem de acompanhamento multidisciplinar.

Quando procurar um hepatologista?

As doenças no fígado podem se silenciosas por muito tempo. Por isso é comum que os pacientes sejam encaminhados por outros médicos que identificam alterações no exame de sangue ou de imagem que podem significas doenças no fígado. Ou quando identificam sinais e sintomas que também indiquem que o fígado pode não estar funcionando bem.

Então, quando procurar o médico especialista em fígado

  1. Se você tem resultados de testes de função hepática alterados:

Se os exames de sangue mostram elevação de TGO/AST, TGP/ALT, bilirrubinas, GGT e fosfatase alcalina.

Essas alterações podem indicar doenças no fígado como hepatites, cirrose, intoxicação medicamentosa, dentre outras.

Se seu exame de imagem mostra gordura no fígado, fígado aumentado ou reduzido de tamanho, nódulos no fígado.

Essas alterações também devem ser acompanhadas pelo especialista.

2. Se você tem um Sintomas de Problemas de Fígado:

Estes podem incluir:

Icterícia: quando a pele e olhos ficam amarelados.

O fígado tem a função de modificar a bilirrubina e mover para o intestino através da bile para ajudar a digestão de gorduras. Quando a bilirrubina se acumula no sangue pode significar que o fígado não está funcionando bem e deve ser investigado.

A icterícia pode ocorrer por inflamações agudas secundárias as diversas formas de hepatites, por deficiência da função do fígado ou por alguma obstrução das vias biliares. Quanto antes o problemas for diagnosticado, antes será tratado.

Hematêmese: que significa vomitar sangue

Vômitos com sangue podem significar cirrose. Em pacientes com cirrose, o fígado fica maus enrijecido dificultando a circulação do sangue por ele e gerando um aumento da pressão na veia que leva sangue até ele, a veia porta. O sangue então busca caminhos alternativos a.umentando as veias do esôfago, as varizes do esôfago, que podem sangrar. Sangramento das varizes de esôfago são uma importante causa dos vômitos com sangue e potencialmente graves.

Como encontrar um Hepatologista?

O fígado é um grande órgão localizado no abdome superior a direita, que desempenha funções vitais e de alta complexidade. Por isso, saber diagnosticar e tratar doença envolvendo o fígado exige treinamento e experiencia especificamente no problema.

Para saber se seu médico passou por esse treinamento para tornar-se especialista procura saber se ele tem realmente o registro de especialidade ativo no site do Conselho Federal de Medicina, Clique aqui. https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/

Dra Lívia fez residência médica em hepatologia por 2 anos no Hospital Federal de Bonsucesso, um dos maiores serviços de hepatologia do Rio de Janeiro. Além disso, fez mestrado na área, com pesquisa voltada para o tratamento da Hepatite C, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha como hepatologista na Rede D’Or há mais de 6 anos, com experiencia em transplante hepático, e hoje é rotina da enfermaria de Gastrohepatologia do Hospital Federal de Bonsucesso, supervisionando residentes em formação.

5 respostas

  1. Gostaria de saber se aceita plano e onde fica o consultório
    Tenho hiperplasia nodular focal mas com sintomas como náusea vômitos e dor na área do fígado ,fiquei internada 10 dias e me liberaram para continuar tratando com especialista

    1. Olá Monica, por prezar por qualidade de atendimento, levando o tempo que for necessário na consulta para entender o quadro do paciente de forma integral e personalizada, optei por não trabalhar com planos de saúde, apenas com consultas particulares. O consultorio está localizado em Icaraí Niterói. Entre em contato com a Tainá e ela terá o prazer de te ajudar com qualquer dúvida adicional. Será um prazer te ajudar a cuidar da sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *